terça-feira, 13 de setembro de 2011

Novidades

Temos muitas novidades para contar. Participamos da Bienal 2011 e do Desfile Cívico do dia 07 de setembro. Em breve postaremos as fotos e contaremos detalhes aqui.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Interpretação de texto.

Saiu no Globo.com um vídeo muito interessante, onde uma professora dá dicas de interpretação de texto. No título informa que as dicas são direcionadas para os alunos que prestarão vestibular e/ou Enem, mas resolvi postar pois achei válido para qualquer aluno que precise interpretar um texto.

Clique no link abaixo para acessar o vídeo.


http://glo.bo/ossHhQ

domingo, 21 de agosto de 2011

Fiocruz - Museu da Vida

Os alunos da Escola Municipal Inayá Moraes d' Couto foram ao passeio no Museu da Vida da Fiocruz. Mas o que é o Museu da Vida? Segue a definição retirada do próprio site do Museu:

O que é o Museu da Vida:

Espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, o Museu da Vida tem por objetivo informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, através de exposições permanentes, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.

Por ser vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, o Museu assume características únicas, refletindo a cultura, a missão e o compromisso social da instituição. Seus temas centrais são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida.

Além disso, por se situar no campus da Fiocruz, uma imensa área verde em meio a uma região densamente habitada, abrigando comunidades carentes e um grande número de escolas públicas, funciona como um pólo de lazer, cultura e educação em Ciência e Saúde.

Uma iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz, o Museu visa proporcionar à população a compreensão do processo e dos progressos científicos e de seu impacto no cotidiano, ampliando sua participação em questões ligadas à Saúde e a C&T.


Se quiser conhecer mais sobre o museu, clique aqui:

Abaixo algumas fotos da visita:











quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Orçamento Participativo Jovem

Recebemos em nossa escola a equipe da Secretaria de Planejamento para conversar com nossos alunos sobre o Orçamento Participativo Jovem.
A Escola Municipal Inayá Moraes d' Couto está bastante empenhada, desenvolvendo atividades que levem os alunos a perceberem a importância do Orçamento Participativo e de orgãos que fiscalizem o uso do dinheiro público.

Abaixo algumas fotos desta visita.











sábado, 16 de julho de 2011

Inayá nas Redes Sociais



A escola Inayá agora está nas redes sociais.

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter e fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

Facebook: Inayá Moraes d' Couto

Twitter: @inayamoraes

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Recesso Escolar







Último dia de aula antes do recesso de julho... tempo de dar uma pausa para "recarregar as baterias".
Gostaria de compartilhar uma crônica de Martha Medeiros, que fala sobre o quanto nos envolvemos em atividades da rotina e esquecemos de ter qualidade de vida, já que acabamos não fazendo coisas que gostamos. Este é um ótimo momento para pensar sobre isso e começar a perceber o valor de pequenas coisas.

Espero que gostem e que sirva para reflexão.

Boas férias a todos!!!


A Morte Devagar


Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.

Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.


Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru e seu parceiro diário. Muitos não podem comprar um livro ou uma entrada de cinema, mas muitos podem, e ainda assim alienam-se diante de um tubo de imagens que traz informação e entretenimento, mas que não deveria, mesmo com apenas 14 polegadas, ocupar tanto espaço em uma vida.


Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.


Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.


Morre lentamente quem não viaja quem não lê quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.


Morre lentamente quem destrói seu amor-próprio. Pode ser depressão, que é doença séria e requer ajuda profissional. Então fenece a cada dia quem não se deixa ajudar.


Morre lentamente quem não trabalha e quem não estuda, e na maioria das vezes isso não é opção e, sim, destino: então um governo omisso pode matar lentamente uma boa parcela da população.


Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.


Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante.

Que amanhã, portanto, demore muito para ser o nosso dia. Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Psicóloga propõe cartilha contra bullying para o MEC


Material educativo é sugerido por pesquisadora da UFSCar.
Consulta a alunos do 6º e 9º ano demonstrou 95% de aprovação.

Luna D'Alama Do G1, em Goiânia (GO)

A cartilha “Psiu, repara aí!”, sugerida ao Ministério da Educação (MEC) pela doutoranda em psicologia Ana Carina Stelko-Pereira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pode ser aplicada até o fim do ano a alunos da 6ª à 9ª séries do ensino fundamental, de acordo com ela, durante apresentação feita nesta segunda-feira (11) na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade de Goiás (UFG), em Goiânia.

O material já passou por testes com 70 estudantes (35 de cada período) e 95% aprovaram o conteúdo, que inclui caça-palavras, desenhos e histórias sobre bullying.

“Entre as respostas a um formulário anônimo, os participantes destacaram que o material é importante porque ensina como agir caso eles sejam vítimas de agressão. Outros escreveram que a ideia é mostrar que brigas não levam a nada”, disse Ana Carina.

Todas as ações são importantes para acabar com esse problema, pois as pessoas precisam ter consciência de que agredindo o colega, fisica ou verbalmente, ele estará afetando este colega para o resto da vida, trazendo sérias consequências tanto para pessoa, quanto para sociedade em que ele está inserido, como já falamos em uma postagem anterior.

Esperamos que esta cartilha tenha bons resultados.

Fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...